Horário

carrer de l' Ángel, 12 bajos, Gracia, Barcelona
Lunes: ver Programación; Martes: 21:00 - 23:00; Miércoles: 18:00 - 21.00 y 18:00 - 23:00 (solo cuando hay evento); Jueves: 18:00 - 00:00; Viernes: 18:00 - 02:00; Sábados: 18:00 a 02:00; Domingos: ver Programación

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

3 Bairros... 5 Olhares

Um fotógrafo é um deambulador… Apropria-se de um objecto ou de um espaço tornando-o em algo diferente, abstracto, uma fracção da realidade. Cada fotógrafo é um ser, uma personagem que vive/observa um(a) espaço/personagem segundo os seus gostos e vivências. Com isto não pretendo afirmar que a fotografia é uma selecção arbitrária da realidade, esta é, um “olhar especial”, personificado, de um determinado grupo de personagens que tinham como objectivo percorrer um território. E, segundo os seus gostos, descobrir o local e tentar transmiti-lo por meio de “frames” da sua observação.



Os personagens, neste caso os 5 fotógrafos que vivem vidas distintas, vão assim expressar-se pelo meio fotográfico num jogo em que se cruzam com outros actores num cenário previamente estabelecido, os Bairros Culturais. A vida dos locais fica retratada de forma personificada, afinal de contas a realidade é a que é vivida e não aquela fotografada. A fotografia é a arte de mostrar a vida não como se vive, mas como os 5 personagens a observam. Encontro ai a beleza da reportagem dos 5 personagens onde sem intenção prévia vêm-se inseridos numa grande peça de teatro. Ao influenciarem a vida local e ao serem influenciados.


Mostraremos a vida, não tal e qual como ela é mas tal e qual como é observada à velocidade de obturação de uma câmara ou a um “simples olhar”.

Sem comentários: